“Do suor dos homens e do amor de Deus veio a cerveja”

Santo Arnulfo de Metz nasceu na Áustria no ano de 582 d.C. e faleceu em 18 de julho de 640 d.C., sendo esta a sua data comemorativa. Embora sejam traduções menos precisas, também é conhecido por Arnould, Arnold, Arnoldo e Arnaldo, sendo comumente confundido com outro santo cervejeiro de mesmo nome, Santo Arnaldo de Soissons, que é o padroeiro dos colhedores de lúpulo na Bélgica.
Devido a problemas de contaminações da água em sua região, normalmente ele recomendava o consumo de cerveja em vez de água, já que o processo de fabricação tende a eliminar os micro-organismos nocivos.
O seu maior milagre ocorreu quando fiéis de Metz foram à cidade de Remiremont, primeiro local de sepultamento, para recuperar os restos mortais de seu antigo bispo. Eles tinham pouca cerveja e o trajeto era inóspito. Quando a exausta e sedenta procissão estava prestes a deixar a cidade de Champigneulles, um dos fiéis, Duc Notto, rezou:
“Pela sua poderosa intercessão, Santo Arnulfo nos trará aquilo que nos falta.”
Imediatamente, a ínfima quantidade de cerveja restante no fundo de uma caneca se multiplicou indefinidamente e nunca terminava, de modo que os peregrinos saciaram sua sede e tinham quantidade de cerveja suficiente para beber na noite seguinte, quando chegaram na cidade de Metz.